V INTERSCAMBIO CULTURALE ITALIA/BRASILE - Eugenia Harten

Grande sucesso no vernissage do Vº Intercâmbio Cultural com a exposição “Percursos Introspectivos da Alma -  Brazil Edition”  em parceria com o Museu Murillo La Greca e a Associação dos Amigos do Museu Murillo La Greca, que está sediando pela primeira vez uma exposição de Artistas italianos. 
Tivemos um publico imenso no vernissage, entre tantas presenças, podemos citar alguns, a diretora do Museu Murillo La Greca, Carmen Piquet, o Presidente da AMILA, Marcello La Greca, o Governador do Lions Club International dr°João Lopes, Adido Cultural, representantes do Consulado Italiano, a representante do Ministério da Cultura no Nordeste Maria do Céu, o Blogger Mariano Marinho, o Jornalista e Critico de Arte Celso Marconi, A Jornalista e blogger Betania Caneca, a coordenadora do Educativo do Museu Murillo La Greca Ariana Naula, o designer de Interiores Leonardo Laurenio, o artista/mestre e performer Daniel santiago, o empresario Emerson Pires, os Artistas Fred Svedsen, Andté Cardoso, Silvana Lucena, Evencio Vasconcelos, Goretti Castro, entre outros, Romulo Nascimento responsavel pela montagem da expo, amigas da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Maria José, Dalva Valença, Ana Maria Lima, Gilza Freitas, Joyce Nunes, Vivian Karini, o Produtor Cultural Leandro Agas, Fernando Holmes, amigos, apaixonados por arte, colecionadores e familiares.

Participam artistas de diversas regiões da Itália, artistas consagrados com vasto curriculum artístico, que fazem parte do cenário artístico italiano, mas também jovens artistas de grande talento, futura promessa da arte contemporânea internacional, com curadoria de Eugênia Harten. A seleção foi feita em base a qualidade e originalidade da técnica.
Artistas participantes: Bruno Tosi, Carmine Bellucci, Eugenia Harten, Fabio Fidone, Ivana Vio, Lorella Castelli, Mario Del Viero, Marisa Ierardi, Mirko Roncelli, Nacha Piattini, Natalia Gonzalez Prados, Patrizio Oca, Vincenzo Bamonte, Vito Legramandi, Vittoria Salati.
Depois da exposição no Museu Murillo La Greca, o percurso continuará, através do Intercâmbio Cultural na Itália com participação de artistas brasileiros e italianos


O Governador do Lions Clube Internacional Dr° Joao Lopes dando um Diploma de honra a curadora Eugenia Harten em nome do Lions Clube Recife Guararapes, por ter idealizado o Intercambio Cultural Italia/Brasil e trazer a expo "Percursos Introspectivos da Alma Brazil Edition" a Recife PE Brasil


Dr° Joao Lopes com a esposa prestigiando a exposiçao

              
A diretora do Museu Murillo La Greca Carmen Piquet com a curadora/Artista Eugenia Harten e Leonardo Laurenio,  designer de interiores que ajudou na 
expografia da expo

O Presidente da AMILA Marcello La Greca Marroquim com  Tarcisio Barreto Campelo e Leonardo Laurenio, Designer de Interiores      


Os professores Masri Mohd e Osmilda  Feitosa da Cultura Italiana Dante Alighieri de Recife 
                                                                                                             
Un self com o performer/mestre Daniel Santiago e o jornalista e critico de arte Celso Marconi

Dr° Joao Lopes do Lions Clube de Recife Guararapes  com a Adido Cultural in un momento de relax no jardim do Museu Murillo La Greca, onde foi servido o coquetel    

                                               
Amigas da FCCR prestigiando a expo Gilza Freitas, Joyce Nunes, Dalva Valença, Ana Maria Lima e Gilda Valença                          
Sempre presente nos eventos importantes do Recife Joel do "irmao evento" prestigiando desde da década de 90                 
A Jornalista/Blogger Betania Freire Caneca com os  empresarios Emerson Pires e Carlos Malheiros      
 Um self com o blogger   Mariano Marinho e Hendrick   Harten 
         Flashes da Expo                            
                                                                                

Giornale di Treviglio, Italia
Jornal do Commercio, Brasil 5 de abril de 2018
Fotos Oficiais: Vivian Karini
A curadora Eugenia Harten com o blogger Mariano Marinho, uma grande honra a ilustre presença!
A professora Marlene Harten, mae da curadora Eugenia Harten




Leonardo Laurenio, Designer de Interiores que ajudou na decoração da exposição
Eugenia Harten com Masri Mohd, professor da Cultura Italiana dante Alighieri e João Lopes, governador do Lions Club International





Eugenia recebendo a representante do Ministério da Cultura no Nordeste Maria do Céu e os amigos Fernando Holmes, Fernanda e Leandro Agas




Representantes do Lions Club International, Eugenia Harten e Leonardo Laurenio, Designer de Interiores

Momentos de relax e coquetel nos jardim do Museu Murillo La Greca
Momentos de relax e coquetel nos jardim do Museu Murillo La Greca
Momentos de relax e coquetel nos jardim do Museu Murillo La Greca


Amigas da Fundação de Cultura da Cidade do Recife Dalva valença e Ana Maria Lima
O Presidente da AMILA Marcello La Greca Marroquim prestigiando a exposição
Momentos de relax e coquetel nos jardim do Museu Murillo La Greca
Os Artistas André Cardoso, Daniel Santiago e Evencio Vasconcelos
Amigas da Fundação de Cultura Joyce Nunes, Ana Maria e Dalva Valença


Os Artistas Daniel Santiago, Silvana Lucena e Goretti Castro

Professores da Cultura Italiana Dante Alighieri di Recife Anna, Andrea e Patrizia
Romero de Amorim Nogueira






Video do Vernissage
Flashes da expo fotos enviadas do publico presente






















































































































































































A exposição PERCURSOS INTROSPECTIVOS DA ALMA  sobre a curadoria de Eugênia Harten, começou o seu percurso na Itália, na histórica cidade de Caravaggio com o titulo Percorsi Introspettivi dell‘Anima, em ocasião da festa de aniversário do seu mais ilustre cidadão, o grande pintor/mestre Michelangelo Merisi “CARAVAGGIO”, a exposição fez parte do calendário oficial do evento da Prefeitura da Cidade de Caravaggio.
Com o objetivo de unir a Arte Contemporânea de diversas tendências, a exposição "PERCORSI INTROSPETTIVI DELL’ANIMA" conseguiu criar um diálogo entre as diferentes correntes artísticas.
Pretendendo viajar na introspecção da arte, iniciamos o percurso através de Bruno tosi que começou seus primeiros passos olhando e estudando o impressionismo francês, passando pelo Expressionismo até a Bauhaus, percorrendo os diversos percursos evolutivos da arte até a informal, passando do Mac-Artk para o hiperrealismo conceitual, até o Experimentalismo atual Conceitual e o Paintingart.
Vendo o projeto “Sciame di Ominidi”, “Enxame de hominideos”de Ivana Vio nasceu com a intenção de investigar a arte fotográfica combinando um componente artístico gestual mas efêmero, como podem ser os desenhos feitos na pele que duram algumas horas e são únicos, com uma composição gráfica e pessoal feita através da fotografia que melhora a beleza do argumento gravado. 
Criando cenários em que a interferência das condições atmosféricas nos transporta através da  visão e lente fotográfica de Vito Legramandi a viajar pela composição abstrata onde a própria natureza emane os constrastes entre o preto e branco criando sombras e reflexos, ou simplesmente sugerindo o expectador a visionarem seus próprios castelos do século xx.
Retratando em um cenário quase teatral e performático o bacchino malato , Natalia Gonzalez Prados nos transporta a percorrer uma atmosfera pictórica de Caravaggio através da sua obra fotográfica.
Revivemos um tormento secreto, uma tensão emocional e espiritual que cultivamos dentro de nós através das obras de Mirko Roncelli, onde o espectador não pode permanecer indiferente às suas obras porque a carga espiritual a partir da qual são movidas é tão forte e atraente, que inevitavelmente é atingido por estar fascinado e quase incrédulo em frente ao que seus olhos vêem e ao que o seu próprio coração sugere.
Percorrendo os vários caminhos evolutivos da arte  transcendental de Vincenzo Bamonte que através da sua sensibilidade mediúnica cria perspectivas de vida, muito além da“Transição planetária”.
Passando pelo aglomerado de  casas e aldeias de Patrizio Oca, as cores tomam forma no entrelaçamento da realidade e da imaginação vívida de seu criador, é assim que as linhas verticais de um edifício flexionam de improviso até encurvar, retângulos e triângulos coloridos entram em decomposição e reconstroem a nova paisagem urbana, introduzindo o observador numa atmosfera.
Passando pelo realismo mágico de Carmine Bellucci, que vem desenvolvendo uma linguagem visual fluida e dinâmica que dança nas superfícies, espalhando a energia festiva e cheia de vida de um simples ato pictórico.
Combinando admiravelmente em sua produção, Nacha Piattini tem um gosto marcado e hiperrealista com sonoras atmosféricas de precioso valor surreal. Uma artista de sensibilidade rara, capaz de narrar e construir eventos envolventes com um ritmo narrativo extraordinário.
Combinando admiravelmente em sua produção, Nacha Piattini tem um gosto marcado e hiperrealista com sonoras atmosféricas de precioso valor surreal. Uma artista de sensibilidade rara, capaz de narrar e construir eventos envolventes com um ritmo narrativo extraordinário.
Atravessando o limite da fronteira entre o figurativo e abstrato na arte de Eugênia Harten através  de uma combinação de pintura explosiva de cores fortes para dar à luz a novas sombras e novas perspectivas. Suas obras são de fato afetadas por uma espécie de suspensão atemporal entre a totalidade da composição e a desintegração de seus componentes. 
Observando a contínua pesquisa pictórica e introspectiva de Marisa Ierardi que a levou a experimentar uma técnica pictórica com um estilo muito pessoal que dá vida a uma nova abordagem figurativa abstrata.
Entrando no rítmo do carnaval do Brasil através da tela com uma paleta de cores brilhantes de Lorella Castelli em que nos leva a atravessar o sambódromo do carnaval carioca,  desfilando com glamour, com grandes plumas coloridas, alegria e energia.
Finalizando o percurso nas obras neo pop de Vittória Salati e Vanni Mondadori que se caracterizam por serem gravadas à mão em todos os pequenos detalhes em uma placa de madeira, posteriormente pintadas com cores acrílicas, representando sujeitos múltiplos, com figuras nítidas e bem definidas de cores fortes e decisivas.
Video exibido na expo durante toda a abertura dos artistas italianos participantes da mostra

Bruno Tosi

Bruno Tosi nasceu em Milão em 8 de janeiro de 1937.
Estudou na Escola do Castelo Sforzesco de Milão, Graduado em Letras e Filosofia pela Universidade Estadual de Milão.              
Durante sua carreira artística, vem participando de inúmeras exposições individuais, exposições coletivas no exterior e na Itália.                                                                      Famoso desde os anos 70 a nível nacional e internacional por ser sempre vanguardista, criando estilos de arte.                                                                                                 
O seu trabalho é muito reconhecido pela crítica, venceu inúmeros prêmios, tem trabalhos publicados em vários livros, revistas, periódicos, etc.                                        
Desde os anos noventa, Bruno vem desenvolvendo pesquisas sobre Arte Digital com técnicas mistas. Ele ensinou Arte aos estudantes da Escola Galileo Galilei de Milão.      
Em dezembro de 2016, Bruno apresentou sua monografia com uma exposição individual no tradicional ATHA HOTEL de Milão.

Bruno Tosi è nato a MILANO il 8 gennaio 1937.
Ha studiato nella Scuola di nudo del Castello Sforzesco di Milano, ha fatto l’Università Statale di Milano Lettere e filosofia.
Durante la sua carriera artistica vieni partecipando a numerose mostre personali, collettive all’estero ed in Italia.
Famoso dagli anni 70 a livello nazionale ed Internazionale per essere sempre avanguardia, creando stili d’arte.
Ha vinto tantissimi premi, ha opere pubblicati in diversi libri, riviste, periodici, ecc.
Dagli anni novanta vieni sviluppando ricerche sulla Digital Art in tecniche miste.  Ha insegnato Arte agli studenti del Liceo Galileo Galilei di Milano.
A dicembre 2016 ha presentato la sua monografia con una mostra personale nel prestigioso ATHA HOTEL di Milano.




Carmine Bellucci

Carmine Bellucci nasceu em Foggia e estudou Design Gráfico em Milão, formando-se em Artes Visuais. Juntamente com seus estudos acadêmicos, ele sempre cultivou um forte interesse em street Art e cultura urbana, pintando em vários eventos nacionais de graffitis. Ele trabalha em Pádua como artista e ilustrador para vários clientes italianos e internacionais. Sua imaginação pessoal e colorida levou-o a obter colaborações múltiplas e variadas, como intervenções públicas em paredes, projetos publicitários e ilustrações comerciais. Carmine desenvolveu uma linguagem visual fluida e dinâmica que dança nas superfícies, espalhando a energia festiva e cheia de vida de um simples ato pictórico.

Carmine Bellucci è nato a Foggia e ha studiato Graphic Design a Milano laureandosi in Arti Visive. Insieme ai suoi studi accademici ha sempre coltivato un forte interesse per la street art e la cultura urbana, dipingendo in diverse manifestazioni di graffiti nazionali. Lavora a Padova come artista e illustratore per diversi clienti italiani ed internazionali. Il suo personale e colorato immaginario lo ha portato ad ottenere molteplici e variegate collaborazioni come interventi pubblici su muri, progetti editoriali e illustrazioni commerciali. Carmine ha maturato un fluido e dinamico linguaggio visivo che danza sulle superfici diffondendo l’energia festiva e carica di vita di un semplice atto pittorico.


Eugênia Harten

Eugênia Harten nasceu em Recife, Pernambuco, Brasil. Frequentou o curso de arte no Museu de Arte Contemporânea do PE, no Brasil. Participou de inúmeras exposições, entre as quais: ART SHOPPING PARIS no Carrousel du Louvre em Paris; Bienal de Arte Contemporânea "Leonardo da Vinci" no prestigiado Palazzo Barberini em Roma selecionado para a Academia Internacional de Arte "Universidade Roma de Belas Artes". Ele também participou da exposição internacional "Oca Hannover" no Museu Sprengel de Hannover, na Alemanha, "Italia Art Bulgaria", Museo di Storia di Blagoevgrad, Bulgaria . Participou em São Paulo no Brasil e Grenoble, na França, na exposição Pacaembu; Une réplique planétaire para a cidade de São Paulo - Brasil criado pelo Laboratoire sculpture urbaine de Grenoble, na França.
Eugênia idealizou, organizou e participou como artista no 1º Intercâmbio Cultural Itália / Brasil no Museu  da cidade de Recife.  Participou como artista e curadora ao IIº, III ° e IV ° Intercâmbio Cultural Itália / Brasil em Milão, Rio de Janeiro, no Auditório de San Bernardino, antigo mosteiro do século XV em Caravaggio. Fez inúmeras exposições individuais, entre as quais na Villa Real  de Monza,  na Ordem dos Advogados de Genova, no Palazzo Municipal de Rivolta D'Adda, no antigo mosteiro do sec.xv "auditório de San Bernardino" em Caravaggio, no palacio da Prefeitura da cidade de Rivolta D'Adda, na Galleria Metropolitana de Arte Aloisio Magalhães, Museu Murilo Lagreca.  Participou do concurso "Bienal de arte su fb" com cerca de 20 mil obras e artistas participantes, no qual foi a única brasileira a ser selecionada na seção abstrata, 15º no concurso. Aceitou ao convite do Critico de Arte Dr. Giorgio Grasso e participou da International Contemporary Art expo 2015 de Milão, em Trezzo D'adda na prestigiosa sede da Central hidroeléctrica Taccani. A exposição durou 6 meses, de maio a outubro de 2015; A expo tinha cerca de 1.000 obras e cerca de 500 artistas italianos e estrangeiros. Participou da exposição Arte Contemporânea Internacional 2017 em que o Prof. Vittorio Sgarbi apresentou a exposição e apreciou os seus trabalhos. 

Eugênia Harten nata  a Recife, Pernambuco, Brasile. Ha frequentato il corso d’arte nel Museo d’Arte Contemporanea di PE, Brasile. Ha partecipato a numerose mostre collettive e personale in Italia, Brasile ed estero, tra cui: ART SHOPPING PARIS al Carrousel du Louvre a Parigi; Biennale d'Arte Contemporanea "Leonardo da Vinci" presso al prestigioso Palazzo Barberini a Roma selezionata per la International Art Academy” Roma University of fine Arts”. Ha partecipato inoltre alla mostra internazionale "Oca Hannover" nel Sprengel Museum Hannover, in Germania, "Italia Art Bulgaria", Museo di Storia di Blagoevgrad, Bulgaria. Ha partecipato a San Paolo in Brasile e Grenoble, Francia dell'esposizione Pacaembu; Une réplique planétaire pour la ville monde de São Paulo –Brasile realizzata dal Laboratoire sculpture urbaine de Grenoble, France.            Ha ideato, organizzato e partecipato come artista al Iº Interscambio Culturale Italia/Brasile presso al Museo Civico della città di Recife. Partecipò come artista e curatrice al IIº, III° e e  IV° Interscambio Culturale Italia/Brasile a Milano Rio de Janeiro nell’Auditorium di San Bernardino, antico monastero del secolo XV a Caravaggio.Ha partecipato di diversi  mostre personali tra nella Villa Reale di Monza e Nell’Ordine Degli Avvocati di Genova, nel Palazzo Comunale di Rivolta D’Adda, nell’antico monastero del sec.xv, ovvero l’auditorium di San Bernardino a Caravaggio, nella Galleria Metropolitana de Arte Aloisio Magalhães,  Museu Murilo Lagreca.   Nel 2014 partecipa al concorso “Biennale d’arte su f.b”  con circa 20.000 opere e artisti partecipanti , nel quale risulta l’unica brasiliana a essere selezionata  nella sezione astrato, 15° in classifica. Accoglie con piacere l'invito del dott. Giorgio Grasso e partecipa a Milano expo 2015 contemporary Art, a Trezzo D’adda presso la prestigiosa centrale idroelettrica Taccani . La sua esposizione dura per tutti i 6 mesi , da maggio ad ottobre 2015; In mostra circa 1.000 opere e circa 500 artisti italiani e stranieri. Ha partecipato alla mostra International Contemporary Art 2017 in cui Prof. Vittorio Sgarbi ha presentato la mostra. 


Fabio Fidone

Fabio Fidone nasceu em Alassio (SV), onde vive e trabalha como arquiteto e designer freelancer. Graduou-se em Arquitetura no Politécnico de Milão, onde também fez Mestrado em Design e Gestão.
Desde uma idade jovem dedicou-se a fotografia e essa paixão levou-o a trabalhar como jornalista freelancer, publicando suas imagens em diversas publicações nos setores que mais distinguem seu trabalho: arquitetura e design.
Um cronista atencioso do panorama arquitetônico mundial, durante suas muitas viagens, Fabio tirou mais de 100 mil fotografias que refletem os monumentos históricos e os mais modernos edifícios contemporâneos, imortalizados com um ponto de vista incomum.
Sua pesquisa fotográfica investiga os vários aspectos dos têxteis urbanos: um patrimônio de culturas e tradições que muitas vezes são destinadas a mudar com o progresso, também caracterizadas por elementos arquitetônicos menores, mas fundamentais, como as janelas, as decorações das fachadas ou as obras de ferro forjado. É dada especial atenção aos lugares que foram declarados pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade porque merecem ser evidenciados em sua preservação e conservação. A leitura da arquitetura, realizada através de um olhar de "perspectiva", é exagerada para acentuar seu caminho histórico e temporal. A perspectiva, que representa a distância física do sujeito a partir do olho do observador, também é lida como uma distância temporal.
A pesquisa sobre a conservação da arquitetura levou-o a preservar suas próprias imagens através do uso do Fineart tanto para obter uma melhor renderização de cores e detalhes quanto para garantir a sua durabilidade. Ao longo dos anos, ele publicou muitas fotos em revistas de circulação internacional, muitas vezes apareceu nas capas, recebendo críticas muito positivas de editores, leitores e profissionais. O último projeto fotográfico é intitulado "Arquiteturas encontradas" e representa a expressão múltipla de imagens que estão ligadas a outros por significado ou analogia e que se manifesta com a criação de cenários construídos, com forte significado simbólico e caracterizado por mais referências textuais ou iconográfico que enfatizam ainda mais a idéia original.
O forte vínculo com o passado é representado, de forma contemporânea, na combinação de estilos arquitetônicos e diferentes elementos extraídos de outras realidades e situações que são fundidas para contar uma nova história. Arquitetura, contemporânea ou antiga, faz parte da bagagem cultural e expressiva do autor e é sempre o principal e recorrente elemento em suas obras.

Fabio Fidone è nato ad Alassio (SV), dove vive e lavora come architetto e designer libero professionista. Si è laureato con Lode in Architettura presso il Politecnico di Milano, dove ha anche conseguito un Master in Design & Management. 
Sin da giovane si è dedicato alla fotografia e questa passione lo ha portato a svolgere anche la professione di giornalista pubblicista free-lance, pubblicando le sue immagini su varie testate dei settori che maggiormente contraddistinguono il suo lavoro: l’architettura e il design.
Cronista attento del panorama architettonico mondiale, durante i suoi numerosi viaggi ha scattato oltre 100.000 fotografie che riprendono sia i monumenti storici sia le più moderne costruzioni contemporanee, immortalate con un punto di vista inusuale. 
La sua ricerca fotografica indaga i vari aspetti dei tessuti urbani: un patrimonio di culture e tradizioni che spesso sono destinate a mutare con il progresso, caratterizzati anche da elementi architettonici minori ma fondamentali, come i serramenti, i decori delle facciate o le opere in ferro battuto. Particolare attenzione viene posta verso quei luoghi che sono stati dichiarati dall'UNESCO Patrimonio Mondiale dell'Umanità poiché meritano che venga posto l'accento sulla loro preservazione e conservazione. La lettura delle architetture, compiuta attraverso uno sguardo “prospettico” viene esasperata per accentuarne il percorso storico e temporale. La prospettiva, che rappresenta la distanza fisica del soggetto dall’occhio dell’osservatore, è letta anche come distanza temporale. La ricerca sulla conservazione dell'architettura lo ha portato a preservare anche le proprie immagini attraverso l'utilizzo della Fineart sia per ottenere una migliore resa cromatica e di dettaglio che per garantirne la durata.
Nel corso degli anni ha pubblicato molte foto su riviste di tiratura internazionale, spesso apparse anche sulle cover, ricevendo critiche molto positive da parte di editori, lettori e addetti ai lavori. L'ultimo progetto fotografico si intitola "Architetture ritrovate" e rappresenta l'espressione molteplice di immagini che si legano ad altre per significato o analogia e che si manifesta con la creazione di scenari costruiti, dal forte significato simbolico, e connotati da ulteriori riferimenti testuali o iconografici che ne sottolineano ancora di più l’idea originale. Il forte legame con il passato è rappresentato, in forma contemporanea, nell’accostamento di stili architettonici e di diversi elementi tratti da altre realtà e situazioni che vengono fusi per raccontare una nuova storia. L’architettura, contemporanea o antica, fa parte del bagaglio culturale ed espressivo dell’autore ed è sempre l’elemento principale e ricorrente nelle sue opere.


Ivana Vio


Ivana Vio habita em Alassio (SV-Ligúria), onde trabalha como arquiteta, designer e jornalista free lance. Graduada em Arquitetura na Politecnico di Milano, onde fez Mestrado em Design e Gestão.
Há anos, ela trabalha como arquiteta e designer, iniciou a sua carreira artistica ainda muito jovem  com pintura a óleo e acrílico, técnicas que gradualmente abandona para se dedicar a escultura, arte digital e fotografia. Aos 14 anos participou de um concurso de pintura, ganhando o prêmio especial do júri do jornal La Stampa.
O uso do computador eletrônico na profissão levou-a a experimentar com a Digital Art desde a época dos primeiros computadores pessoais.
Em 1993 ela criou para Plages, uma revista da arte experimental parisiense, a capa do n. 59, o primeiro trabalho da Computer Art no trigésimo aniversário da revista, que também foi revisado na imprensa internacional. Artistas de renome internacional trabalharam na revista Plages, enre os quais Joseph Beuyes e Corneille.

A colaboração com Plages traz sua expressão artística no campo internacional. Suas peculiares esculturas de mármore e metal são feitas com técnicas tradicionais, mas reinterpretadas de maneira contemporânea. A constante pesquisa sobre forma, luz e cor é combinada com uma atenção particular à comunicação visual e à psicologia da Gestalt. O trabalho começa com a cuidadosa seleção do material de pedra que, através da preciosidade intrínseca e da singularidade da forma natural das veias, permite desenhar a inspiração manifestada com os gestos de suas marcas.
As esculturas mais recentes são enriquecidas por uma iluminação colorida interativa, que melhora sua transparência e sinais.
Ivana também faz pesquisa no mundo da fotografia com a plasticidade artística que a distingue, retomando suas efêmeras obras de Body Painting, que ela realiza em si mesma ou em modelos, usando produtos instáveis. Um forte componente gestual dá vida a sinais peculiares que representam figuras humanóides em movimento.
Este procedimento torna cada criação única, irrepetível e imortal apenas no momento da execução, já que os desenhos feitos na pele são destinados a desaparecer em pouco tempo. Durante sua carreira profissional, ela recebeu vários prêmios e reconhecimentos e muitos de seus projetos ou esculturas foram revisados ​​e publicados em revistas de arquitetura, design e arte.
Ivana vem fazendo exposição individual e coletiva em galerias de arte e locais institucionais na Itália e no exterior; entre os mais recentes:
Bienal de fotografia, ano zero, cidade metropolitana de Milão;
Arte Contemporânea Internacional - EXPO Milão 2015;
XII e XIII edição de ArteGenova, Exposição de Arte Moderna e Contemporânea;
Tempo no Tempo, Carrara Marble Weeks, Carrara
Primeira Bienal nas Dolomitas, Passo San Pellegrino (TN);
Em Rotta em direção à Arte, Castello di Punta Aspera, Varazze (SV);
Mostrar evento "Entre hiperrealismo e realidade", Milão;
Evento GustArti dentro da XII Edição do Percfest de Laigueglia (SV);
Itália Arte Bulgária, Museu de História de Blagoevgrad, Bulgária;
Festival das Artes, Universidade do Sudeste Neofit Rilski, Blagoevgrad, Bulgária;
Mediolanum Art Gallery, Pádua;
New Gallery Park Hotel, Cassano d'Adda (MI);
Galeria Sangiorgi Med, Laigueglia (SV);
Exposição permanente Galeria de Arte Ivana Vio, Alassio (SV)

Ivana Vio vive ad Alassio (SV-Liguria), dove lavora come architetto, designer e giornalista free lance. Laureata con lode in Architettura al Politecnico di Milano, ha poi conseguito un Master in Design & Management.
All’attività di architetto e designer affianca, da anni, quella artistica, che inizia da giovanissima con la pittura a olio e acrilica, tecniche che abbandona progressivamente per dedicarsi alla scultura, alla Digital Art e alla fotografia. A soli 14 anni partecipa a un concorso pittorico, vincendo il premio speciale della giuria del quotidiano La Stampa.
L’utilizzo dell’elaboratore elettronico nella professione l’ha portata a sperimentare la Digital Art sin dai tempi dei primi Personal Computer.
Nel 1993 realizza per Plages, rivista di arte sperimentale parigina, la copertina per il n. 59, prima opera di Computer Art nella storia trentennale della rivista, che è stata recensita anche sulla stampa internazionale. Su Plages hanno lavorato artisti di fama internazionale, tra i quali Joseph Beuyes e Corneille. La collaborazione con Plages porta la sua espressione artistica in ambito internazionale. Le sue peculiari sculture di marmo e di metallo sono realizzate con tecniche tradizionali, ma reinterpretate in chiave contemporanea. La costante ricerca sulla forma, sulla luce e sul colore è unita a una particolare attenzione alla comunicazione visiva e alla psicologia della Gestalt. L’opera inizia dall’accurata selezione del materiale lapideo che, attraverso l’intrinseca preziosità e unicità della conformazione naturale delle venature, le consente di trarre l’ispirazione manifestata con la gestualità del suo segno. Le sculture più recenti sono arricchite da un’illuminazione colorata interattiva, che ne esalta la trasparenza e il segno.
Indaga anche il mondo della fotografia con l'artisticità che la contraddistingue, riprendendo le sue opere effimere di Body Painting, che esegue su sé stessa o su modelli, usando prodotti labili. Una forte componente gestuale dà vita a peculiari segni che rappresentano figurine umanoidi in movimento. Questo procedimento rende ogni scatto unico, irripetibile e immortalabile solamente nel momento dell'esecuzione, poiché i disegni eseguiti sulla pelle sono destinati a scomparire in breve tempo. Nel corso della sua carriera professionale ha ricevuto vari premi e riconoscimenti e molti suoi progetti o sculture sono stati recensiti e pubblicati su riviste di architettura, design e arte. 
Ha esposto in gallerie d’arte e luoghi istituzionali in Italia e all’estero (personali e collettive); tra le più recenti:
Biennale della Fotografia, anno zero, Milano città metropolitana; 
International Contemporary Art - EXPO Milano 2015;
XII e XIII edizione di ArteGenova, Mostra Mercato di Arte Moderna e Contemporanea; 
Il Tempo nel Tempo, Carrara Marble Weeks, Carrara
Prima Biennale sulle Dolomiti, Passo San Pellegrino (TN);
In Rotta verso l’Arte, Castello di Punta Aspera, Varazze (SV);
Mostra evento "Tra iperrealismo e realtà", Milano; 
Evento GustArti all’interno della XII Edizione del Percfest di Laigueglia (SV); 
Italia Art Bulgaria, Museo di Storia di Blagoevgrad, Bulgaria;
Festival delle Arti, South-West University Neofit Rilski, Blagoevgrad, Bulgaria;
Mediolanum Art Gallery, Padova; 
New Gallery Park Hotel, Cassano d’Adda (MI); 
Sangiorgi Med Gallery, Laigueglia (SV);
Esposizione permanente Ivana Vio’s Art Gallery, Alassio (SV) 


Lorella Castelli

Lorella Castelli, nasceu em Imperia em 25 de fevereiro de 1958. O dom da Arte e criatividade sempre a companhou desde a infância. 
Autodidata, mas criativa ... sempre pesquisando novas técnicas de pintura. Praticou pintura em cerâmica por 19 anos e pintura a óleo sobre madeira. Idealizou e criei marionetes para peças de teatro, publicidade em televisão com difusão nacional.
Mas o amor pela pintura foi reativada em 2014, participando de uma exposição coletiva no Teatro Ariston em Sanremo, onde tem o famoso Festival de música italiana de San Remo. Desde aquele ano, vem participando de inúmeras  exposições coletivas e individuais ... e adquirindo conhecimento de um "mundo" ao qual pertence.

Lorella Castelli, Nata ad Imperia il 25 febbraio 1958. Fino dall'infanzia il dono dell'arte e della creatività è vissuto in me. Autodidatta ma creativa...sempre alla ricerca di tecniche pittoriche nuove. Ho praticato pittura su ceramica per 19 anni e pittura ad olio su legno. Ho ideato e costruito pupazzi per teatro e pubblicità televisiva a diffusione Nazionale.
Ma l'amore per la pittura si è riaccesa nel 2014 partecipando ad una mostra collettiva all'Ariston di Sanremo. Da quell'anno ho proseguito con tanta arte...mostre...e conoscenza di un "mondo" a cui appartengo.


Miroa

Mario Del Viero (Miroa) Eu sou Mario Papa Francesco Johannes nascido em 22/09/67 em Düsseldorf (Alemanha) de uma mãe holandesa e de um pai italiano. Passei minha infância em Düsseldorf, depois me mudei para San Polo di Piave e depois para Oderzo onde eu atualmente moro.
Passei os meus primeiros anos na Alemanha, onde frequentei escolas e posteriormente fui habitar na Itália, onde ainda vivo.
Meus trabalhos estão inscritos no meu DNA: herdei do meu avô Johannes Bax além do seu nome, o seu talento hábil como inventor técnico; bem como da minha mãe Katharina Irmgard Bax, que também é uma pintora experiente de grande sensibilidade artística; do meu pai Papa Bruno, turner experiente e exigente, atento aos mínimos detalhes e precisão.
Vivendo na Alemanha, assimilando influências libertinas holandesas e depois me estabilizando na Itália, adotei culturalmente uma mentalidade multifacetada para a qual interpreto a vida cotidiana com diferentes facetas e nuances multiculturais.
A sorte me permitiu vagar pelo mundo em toda a parte, observando e assimilando os mais diversos lugares, culturas e mentalidades. Tudo isso me ajudou a ver coisas sem preconceitos e fechamentos.
Quanto à minha paixão pela pintura, eu pintei até o ensino médio e, em seguida, parei, como uma grande maioria das pessoas normais, com o ensino médio.
Após esta breve introdução ao meio ambiente, chegamos ao núcleo sobre o caminho seguido.
Em 2007, um evento desencadeante me levou de volta à pintura.
Eu estava na casa de uma senhora, proprietária de muitas pinturas de um artista cuja arte, na minha humilde opinião, expressa tormento e agressão.
Dado os relacionamentos simpaticamente difíceis, exclamei: "Em vez disso, as pinturas os fazem ...". A resposta ressentida foi "'Non te si bon'!" (Você não é capaz).
No dia seguinte, talvez por conta do orgulho masculino, ou talvez porque a oportunidade certa fosse apresentada para retomar a pintura, fui comprar tudo o que eu precisava: telas, cavalete, cores, espátulas, ...
Entre um problema e o outro e o tempo do tirano, tudo permaneceu lá no sótão por um ano e meio. Neste ponto, entra em jogo minha sogra, que, durante uma visita, mesmo sabendo que a compra foi retirada, exclamou com bom humor: "Veja como gasta seu dinheiro em vez de salvá-los".
Assim nasceu "Miroa" (anagrama de Mario) e a primeira pintura, feita com a técnica aquarela, "Mari e Monti". Nunca foi concluída, porque estava insatisfeito com os tons não brilhantes como eu gostaria. Comecei a segunda pintura a óleo: um desastre!
Não lembrando mais as técnicas que me ensinaram na passada escola média, diluo o óleo com água. Mais desastre. Eu descarto a tela e uso óleo de terebintina e dilutor. Pior ainda: a pintura nunca seca! E assim, começou a minha carreira autodidata.

Mario Del Viero (Miroa) Sono Mario Papa Francesco Johannes nato il 22/09/67 a Düsseldorf (Germania) da madre olandese e padre italiano. Ho trascorso l’infanzia a  Düsseldorf, per poi trasferirmi a San Polo di Piave e, successivamente a Oderzo dove attualmente risiedo.
I primi anni di vita li ho trascorsi in Germania frequentandovi anche le scuole per poi proseguirle in Italia, dove vivo tutt’ora.
Le mie opere sono inscritte nel mio DNA: ho preso dal nonno Johannes Bax ( di cui porto anche il nome ) il suo abile ingegno di inventore tecnico; da mia madre Katharina Irmgard Bax, anche lei abile pittrice, la sensibilità artistica; da mio padre Papa Bruno, abile e pignolo tornitore, la precisione e la cura dei particolari.
Abitando in Germania, assimilando influenze libertine olandesi e stabilizzandomi poi in Italia, ho culturalmente acquisito una mentalità poliedrica per cui interpreto la quotidianità con sfaccettature diverse e sfumature multiculturali.
La fortuna mi ha permesso di girovagare il mondo in lungo e in largo, osservando e assimilando luoghi, culture e mentalità le  più diverse. Tutto questo mi ha aiutato a vedere le cose senza pregiudizi e chiusure.
Per quanto riguarda la mia passione per la pittura, ho dipinto, fino dalle scuole medie,  per poi smettere, come la stragrande maggioranza delle persone normali, con le scuole superiori.
Dopo questa breve introduzione ambientale arriviamo al nocciolo per quanto riguarda il percorso intrapreso.
Nel 2007 un evento scatenante mi ha riportato a dipingere.
Ero a casa di una Signora, proprietaria di molti quadri di un’artista la cui arte, secondo il mio modesto parere, esprime tormento e aggressività.
Visto i rapporti simpaticamente ostici, ho esclamato “Piuttosto, i quadri me li faccio da solo…”. La risposta risentita è stata “’Non te si bon’!”  ( tu non sei capace).
Il giorno dopo, forse per orgoglio maschile, o forse perché si è presentata l’occasione giusta per riprendere a dipingere, sono andato a comperare tutto l’occorrente: tele, cavalletti, colori, pennelli, …..
Tra un problema e l’altro e il tempo tiranno tutto è rimasto lì in soffitta per un anno e mezzo. A questo punto entra in gioco mia suocera che, durante una visita, sapendo anche dell’acquisto accantonato, bonariamente esclamò “Ecco come spendi i soldi invece di metterli a risparmio”.
Nasce cosi “Miroa“  (anagramma di Mario) e il primo dipinto, effettuato con la tecnica dell’acquarello, “Mari e Monti”. Non è stato mai terminato, perché insoddisfatto delle tonalità non brillanti come avrei voluto. Inizio il secondo quadro ad olio: un disastro!
Non ricordando più le tecniche insegnatemi alle lontane medie, diluisco l’olio con l’acqua. Altro disastro. Getto via la tela ed uso acquaragia ed olio diluitore. Ancora peggio: il dipinto non si asciuga mai! Comincia cosi il mio percorso da autodidatta.



Marisa Ierardi


Marisa Ierardi nasceu em Petilia Policastro (Kr), mas vive e trabalha em Torino.
Fascinada por arte, ela começou sua pesquisa, dedicando-se ao estudo da pintura em acrílico e aquarela. Os temas mais abordados são de natureza paisagística e figurativa nas suas pinturas mostram a sua paixão pela cor e a pesquisa do trato pictórico que, depois de alguns anos, levou a artista à pintura a óleo, uma técnica que melhor a representa. Sua contínua pesquisa pictórica e introspectiva levou-a a experimentar uma técnica pictórica com um estilo muito pessoal que dá vida a uma nova abordagem figurativa abstrata.


Numerosas participações em concursos de arte e feiras, exposições de caráter coletivo e revisões pessoais.

Marisa Ierardi nasce a Petilia Policastro (Kr) ma vive ed opera a Torino.
Affascinata dall’arte inizia la sua ricerca dedicandosi allo studio della pittura acrilica e dell’acquerello. I suoi soggetti sono di carattere paesaggistico e figurativo e nelle tele emerge la sua passione per il colore e la ricerca del tratto pittorico che, dopo alcuni anni, sfocerà nella pittura ad olio, tecnica che più la rappresenta. La sua continua ricerca pittorica ed introspettiva, la porta negli ultimi anni a sperimentare una tecnica pittorica con uno stile del tutto personale che da vita ad un nuovo approccio astratto figurativo.
Numerose le partecipazioni a concorsi d’arte e fiere, esposizioni di carattere collettivo e rassegne personali.


Mirko Roncelli


Mirko Roncelli nasceu em Bergamo em 1957 e habita na Villa d'Alme '(Bg), onde é dono da firma de arquitetura que tem seu nome. Obteve um diploma em "Engenheiro estilista" na Universidade do Automóvel de Modena e licenciatura em arquitetura na Politécnico de Milão. Foi professor de Matérias técnicas e artísticas em escolas públicas e privadas.
No campo artístico, ele realiza trabalhos de pintura informal com técnica mista, quase sempre utiliza materiais, com uma evolução contínua no uso de materiais (óleo, acrílico, pastas de modelagem, colas de vinil, ...) e instrumentos, muitas vezes criados especificamente.
As telas de Roncelli nos fazem reviver esse tormento secreto, esses desejos e a tensão emocional e espiritual que cultivamos dentro de nós. O espectador não pode permanecer indiferente às suas obras porque a carga espiritual a partir da qual são movidas é tão forte e atraente, que inevitavelmente é atingido por estar fascinado e quase incrédulo em frente ao que seus olhos vêem e ao que o seu próprio coração sugere.
Um verdadeiro intérprete da alma humana, este artista é tão bem apreciado pelos críticos e público atento de profissionais de arte que o promoveu no campo internacional. Alguns de seus trabalhos são exibidos em coleções privadas e públicas na Itália e no exterior, tendo trabalhos  publicados em grandes catálogos de arte.

Mirko vem participando de inúmeros concursos, exposições individuais e coletivas nacionais e internacionais (Breil sur Roya, Bruxelas, Budapeste, Cannes, DUBAI, Lanzarote, Montecarlo, Nova York, Nice, Noumea - Nova Caledônia, Playa de las Américas, Paris, Parga na Grécia, Estocolmo, Tenerife, Tóquio, Washington, etc.) e na Bulgária, obtendo excelentes sucessos críticos e públicos.
Nos últimos anos, o MIRKO RONCELLI foi premiado três vezes no Mônaco, no Principado do Mônaco, em Cannes, em Washington ( EUA), em Parga na Grécia, na Bienal de Cesenatico, na Trienal de Roma, na Trienal de Verona, em Veneza, e ganhou o 1º Prêmio Absoluto no "Concurso Internacional de Arte de Biancoscuro", bem como outros prêmios na Itália e exterior.

Mirko Roncelli faz parte dos artistas escolhidos pelo diretor artístico dr. Giorgio Grasso, crítico e historiador da arte colaborador de Vittorio Sgarbi e curador da Bienal de Veneza, exibiu permanentemente a nova e prestigiada Galeria de Arte Mediolanum (MAG) na sede de Pádua. Ele está presente no convidado da BIENNALE DI VENEZIA no Pavilhão da Armênia. Suas obras foram publicadas em catálogos, enciclopédias e revistas de arte na Itália e no exterior. Mirko Roncelli também participou de transmissões e noites de televisão ao lado de Vittorio Sgarbi e foram publicados vídeos e entrevistas sobre sua arte.

Mirko Roncelli e’ nato a Bergamo nel 1957 e  vive a Villa d’Alme’ (Bg), dove è titolare dello Studio di architettura che porta il suo nome. Ha conseguito il diploma di Laurea in “Stylist Engineer” presso l’Università dell’Automobile di Modena e la Laurea in Architettura al Politecnico di Milano. E’ stato docente di materie tecniche ed artistiche in scuole pubbliche e private.
Apprezzato consulente di Amministrazioni comunali per cui ha realizzato numerose opere pubbliche, nella sua professione di Architetto  opera fin dal 1985  in vari campi, dall’edilizia privata all’urbanistica, dall’architettura del paesaggio fino all’arredamento e al design.
In campo artistico realizza opere di pittura informale con tecnica mista, spesso materica, con una continua evoluzione nell’utilizzo dei materiali (olio, acrilico, paste da modellista, colle viniliche, ..) e degli strumenti, spesso creati appositamente.
Le tele del Roncelli ci fanno rivivere quel segreto tormento, quei desideri e quella tensione emotiva e spirituale che coltiviamo in noi.  Lo spettatore non può restare indifferente alle sue opere  in quanto la carica spirituale da cui sono mosse è talmente forte e coinvolgente, che inevitabilmente ne viene colpito restando affascinato e quasi incredulo di fronte a ciò che i suoi occhi vedono e a ciò che il proprio cuore gli suggerisce.
Un vero interprete dell’animo umano, questo artista così ben apprezzato dalla critica e da un pubblico attento di operatori dell’arte che ne ha decretato il successo in campo internazionale. Alcune sue opere sono esposte in collezioni private e di Enti pubblici in Italia e all’Estero, e sono pubblicate sui maggiori cataloghi di arte. Ha partecipato su invito a numerosi concorsi, mostre personali e collettive nazionali ed estere (Breil sur Roya, Bruxelles, Budapest, Cannes, DUBAI, Lanzarote, Montecarlo, New York, Nizza, Noumea - Nuova Caledonia, Playa de las Americas, Parigi, Parga in Grecia, Stoccolma, Tenerife, Tokio, Washington, ecc.) e in Bulgaria, ottenendo ottimi successi di critica e di pubblico. Negli ultimi anni MIRKO RONCELLI è stato premiato tre volte a Montecarlo, nel Principato di Monaco, (all’Hotel de Paris nella Place du  Casino’ e alla Biennale per le Arti visive all’Hotel Monte Carlo Bay), a Cannes, a Washington (U.S.A.), a Parga in Grecia, alla Biennale di Cesenatico, alla Triennale di Roma, alla Triennale di Verona, a Venezia, ed ha vinto il 1° Premio assoluto al “Biancoscuro international Art Contest”, oltre ad altri riconoscimenti in Italia e all’Estero.
Ha tenuto Mostre Personali su invito presso la Finter Bank di Lugano, all’International Contemporary Art Exposition in occasione dell’EXPO di Milano, presso la Centrale ENEL di Trezzo, alla BAF (Fiera Arte Bergamo), a Mirandola (Mo), e in occasione della Cena di gala della Scuderia Ferrari Club di Caprino B.sco, oltre che nelle sale dell’ “OPERA RESTAURANT” di Sorisole (Bergamo). Le sue opere sono state esposte nelle mostre collettive al Centro congressi “Il Principino” di Viareggio, al Museo Guidi di Forte dei Marmi, al Monastero del Lavello, a Capri, a Roma, in Sardegna, a Cesenatico, alla esposizione per i 70 anni della Confartigianato Bergamo, alle Fiere dell’Arte di Reggio Emilia, Genova, Parma, Forlì, Pavia, Padova, Bergamo, Innsbruck, e altre. Mirko Roncelli fa parte degli Artisti scelti dal Direttore Artistico dott. Giorgio Grasso, critico e storico dell’Arte collaboratore di Vittorio Sgarbi e curatore della Biennale di Venezia, per esporre in permanenza alla nuova e prestigiosa Mediolanum Art Gallery (MAG) nella sede centrale di Padova. E’ presente alla BIENNALE DI VENEZIA ospite nel Padiglione Armenia. Le sue opere sono state pubblicate su cataloghi, enciclopedie e riviste d’Arte in Italia e all’Estero. Mirko Roncelli ha inoltre partecipato a trasmissioni televisive e serate a fianco di Vittorio Sgarbi e sono stati pubblicati filmati e interviste sulla sua arte



Nacha Piattini

Nacha Piattini Nasceu em Córdoba (Argentina), em 22 de fevereiro de 1970, vive e trabalha em Mantua desde 1993. Ela herdou os "cromossomos" da arte de seu bisavô materno, Gonzaga Cony Luis, um ilustre pintor lusitano que chegou à Argentina em 1848, fundador da Academia de Design Universidade de San Carlos e mais tarde da mesma Universidade de Córdoba. Nacha é uma artista de sensibilidade rara, capaz de narrar e construir eventos envolventes com um ritmo narrativo extraordinário, combina admiravelmente em sua produção um gosto marcado e hiperrealista com atmosferas sonhadoras de precioso valor surreal.(Riccardo M. Braglia)     
Várias exposições e eventos em que participou na Itália e no exterior. Para não mencionar os muitos prêmios. Apenas para mencionar os episódios mais significativos, lembramos:
Exposição Individual no Palazzo Merati - Museu Macia (Veneza) por ocasião da 55ª Bienal de Veneza, "SYMPHONIE DE COULEURS II". Participação ALEMANHA BIENNAL LUXURY ART Altes Dampfbad Baden - Baden (Alemanha). Participação em ART MONACO 2014, exposição de arte por excelência da Riviera Francesa.
Participação no 4º FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTE - Embaixada da República do Iraque junto à Santa Sé (Roma). Exposição individual "Arte in Banca" em Milão, no Banca Mediolanum, via Agência Visconti Di Modrone.
Exposição Artistes Du Monde CANNES, Salon Du Vieux Port (Gare Maritime) com a presença de Madame Marina Picasso (FRANÇA). BRERA ART, Galeria Emmaus em Milão com Emoções do Mundo.
Participação no S.N.B.A Salon 2014 CARROUSEL DU LOUVRE PARIS, com o Patrocínio do Presidente da República Francesa Monsieur Francois Hollande (FRANÇA).
E recebe o BOSTON PRIZE 2015 nos Estados Unidos.
Participação em ART TOKYO 2015. (JAPÃO)
Participação na exposição "ART SHAPE LANGUAGE" na Strand Gallery de Londres (REINO UNIDO). Exposição no Palazzo Bollani - Bienal de Veneza 2015.
Exposição da Terra ao Céu com a participação de Mogol e Vittorio Sgarbi em Gualdo Tadino. Em março de 2016, recebeu o prêmio STANDOUT WOMAN AWARD, para a Região da Lombardia (Milão).E sempre em março ele recebe o prêmio "MULHERES QUE CONSEGUIRAM VENCER" no Congresso Mundial das Mulheres.

Nacha Piattini è nata a Córdoba (Argentina) il 22 febbraio 1970, vive e lavora a Mantova dal 1993. Ha ereditato i “cromosomi” dell’arte dal trisnonno materno Gonzaga Cony Luis, illustre pittore lusitano approdato in Argentina nel 1848, fondatore dell’Accademia del Disegno Università San Carlos e successivamente della stessa Università di Córdoba.  Nacha è un'Artista di rara sensibilità, capace di narrare e di costruire vicende coinvolgenti con uno straordinario ritmo narrativo, accosta mirabilmente nella sua produzione un marcato gusto iperrealista ad atmosfere oniriche di preziosa valenza surreale. 
Diverse le mostre e le manifestazioni cui ha partecipato in Italia ed all’estero. Per non parlare dei molti riconoscimenti. Tanto per citare gli episodi più significativi ricordiamo:
Personale al Circolo Unificato dell‘Esercito a Mantova, “TANGO Y PASION“.                  A Palazzo Merati - Museo Macia (Venezia) in occasione della 55 Biennale di Venezia, “SYMPHONIE DE COULEURS II”. Partecipazione GERMANY BIENNIAL LUXURY ART Altes Dampfbad Baden – Baden (Germania). Partecipazione all’ART MONACO 2014, esposizione d’arte per eccellenza della Costa Azzurra. Partecipazione al 4° FESTIVAL INTERNAZIONALE DELL’ARTE- Ambasciata della Repubblica dell’Iraq presso la Santa Sede (Roma). Mostra personale "Arte in Banca " a Milano presso la Banca Mediolanum, agenzia di Via Visconti Di Modrone.
Mostra Artistes Du Monde CANNES, Salon Du vieux Port (Gare Maritime) con la presenza di Madame Marina Picasso (FRANCIA).
BRERA ART, Galleria Emmaus di Milano con Emotions of The World.
Partecipazione al S.N.B.A Salon 2014 CARROUSEL DU LOUVRE PARIS, col Patrocinio del Presidente della Repubblica Francese Monsieur Francois Hollande (FRANCIA).
E riceve negli Stati Uniti il PREMIO BOSTON 2015.
Partecipazione all’ART TOKYO 2015. (GIAPPONE)
Partecipazione alla mostra “ART SHAPE LANGUAGE” alla Strand Gallery di Londra (REGNO UNITO).
Mostra a Palazzo Bollani - Biennale di Venezia 2015.
Mostra Dalla Terra al Cielo con la partecipazione di Mogol e Vittorio Sgarbi a Gualdo Tadino. A marzo del 2016 riceve il premio STANDOUT WOMAN AWARD, alla Regione Lombardia (Milano). E sempre a Marzo riceve il premio “DONNE CHE CE L’HANNO FATTA” al Congresso Mondiale delle donne latinoamericane, alla Regione Lombardia (Milano)



Natalia Gonzalez

Natalia Gonzalez Prados è un'artista milanese nata da genitori argentini. Nata in una portineria a Milano da genitori argentini, ha incominciato ad avvicinarsi all'arte e alla fotografia fin dalla prima infanzia, sfogliando riviste di moda, disegnando volti e scattando con macchine fotografiche usa e getta. Nel 2006 si iscrive al liceo artistico cattolico a Monza e incominciano i primi ritratti su commissione, che presto diventano ritratti fotografici. Nel 2009 espone il suo primo progetto fotografico di reportage in bianco e nero sulle zone malfamate di Cinisello a Villa Ghirlanda, prima biblioteca fotografica d'Italia. L'anno successivo partecipa alla mostra "Transhumanart" nelle sale espositive di Villa Casati a Muggiò con le sue fotografie, soprattutto di ritratto: l'opera "Silent" che tratta la violenza sulle donne, viene scelta e pubblicata sulla copertina del mensile comunale. Da quell'episodio Natalia collaborerà per altre copertine della rivista. Incomincia a lavorare come attrice per spettacoli itineranti col fondatore del Grand Guignol de Milan, nel frattempo i set fotografici si arricchiscono di particolari di scena, fotografa ed espone a diverse serate dark e i temi affrontati nelle sue opere diventano sempre più macrabri, fino a dover lasciare l'istituto cattolico per divergenze artistiche. Concluderà gli studi a Milano dove si trasferisce nel 2013 continuando la sua carriera di ritrattista e fotografa freelance. Nel 2015 espone al Magna Pars di Milano in occasione del Fuorisalone, suscitando l'interesse di aziende come Flick Flock e Happiness. L'opera fotografica The Black Widow, che ritrae la performer di burlesque Mina Cooper, entra a far parte di una capsule collection d'artista dei rispettivi brand, che verrà presentata in occasione dell'apertura della Nuova Darsena su una piattaforma galleggiante. Nello stesso anno il dipinto Oktupus ispirato alla sessualità orientale viene scelto per entrare permanentemente nella collezione del Barriques Museum in Sicilia. Collabora alla fotografia e come comparsa ai cortometraggi dell'artista lucano Silvio Giordano sui temi della stregoneria in Basilicata. Nel 2016 affronta un periodo di depressione e sogni ricorrenti con un ciclo di pitture nere dal titolo "Incubus" insieme ai maestri Renato Galbusera e Italo Chiodi dell'Accadmeia di Brera e all'esperta di sogni lucidi Gabriella Bosio. In Aprile Incubus è stato incluso nelle pitture parietali commissionate dal comune di Milano nei passanti in zona Repubblica. Ad oggi Natalia continua a sfogiare riviste di moda, dipingere e fotografare.


Patrizio Oca

Natalia  Gonzales Prados é uma artista de Milão de pais argentinos. Nasceu em uma  portaria de Milão por pais argentinos, ela começou a abordar arte e fotografia desde a primeira infância, folheando revistas de moda, desenhando rostos e filmando com câmeras descartáveis. Em 2006, ela se matriculou no liceo artistico católico de Monza e começou os primeiros retratos comissionados, que logo se tornaram retratos fotográficos. Em 2009, ela expôs seu primeiro projeto fotográfico em preto e branco  na periferia de Milão, Cinisello, na primeira biblioteca fotográfica da Itália (Villa Ghirlanda) . No ano seguinte, participou da exposição "Transhumanart" nas salas de exposições de Villa Casati em Muggiò com suas fotografias, especialmente retratos: o trabalho "Silencioso" que trata da violência contra as mulheres foi selecionado e publicado na capa do jornal mensal municipal. A partir desse episódio, Natalia colaborou em outras capas de revistas. Ela começou a trabalhar como atriz para shows de turnê com o fundador do Grand Guignol de Milão, enquanto os conjuntos de fotos são enriquecidos com detalhes de palco, fotografias e exposições em diferentes noites escuras e os temas tratados em suas obras se tornam cada vez mais macabrosos até que eles tiveram que sair do instituto católico por motivo de divergências artísticas. Ela terminou seus estudos em Milão, onde ela habita desde 2013, continuando sua carreira como pintora e fotógrafa freelancer. Em 2015, ela expôs no Magna Pars em Milão por ocasião do Fuorisalone, atraindo o interesse de empresas como Flick Flock e Happiness. O trabalho fotográfico The Black Widow, que retrata a performer burlesca Mina Cooper, faz parte de uma coleção de cápsulas de artistas das respectivas marcas, que foi apresentada na abertura do New Dock em uma plataforma flutuante. No mesmo ano, a pintura de Oktupus inspirada pela sexualidade oriental foi escolhida para entrar permanentemente na coleção do Museu Barriques na Sicília. Natalia contribui para a fotografia e como uma aparição dos curtas do artista lucaniano Silvio Giordano sobre os temas da feitiçaria em Basilicata. Em 2016 ela enfrentou um período de depressão e sonhos recorrentes com um ciclo de pinturas negras intitulado "Incubus", juntamente com os mestres Renato Galbusera e Italo Chiodi dell'Accadmeia di Brera e o especialista em sonhos lúcidos Gabriella Bosio. Em abril, Incubus foi incluído nas pinturas de parede encomendadas pela cidade de Milão em transeuntes na área de Repubblica. Até à data, Natalia continua a colaborar com revistas de moda, pintura e fotografia.

Patrizio Oca è nato a Bologna nel 1964, dove vive, lavora e svolge la sua attività artistica. Pittore autodidatta, sin da giovanissimo il suo temperamento poetico aveva già trovato modo di estrinsecarsi in altri campi dell’arte come la musica. Inizia il suo percorso artistico partecipando a numerosi concorsi nazionali di pittura,  ottenendo un continuo e crescente consenso della critica Numerosi primi premi, in particolare nei concorsi di pittura in estemporanea .Ha tenuto  inoltre varie mostre personali  e collettive e partecipato a rassegne d’arte.     Suoi dipinti si trovano in fondazioni e ambienti pubblici.
Ultime e recenti nel 2012 , esposizione alla Galleria “Wikiarte” di Bologna ,Critica di Alberto Gross.
Nel 2013 una importante Mostra al Museo Civico di Rocca Flea (PG.): invitato dalla direttrice Dott.ssa Catia Monacelli ,presenta “borghi antichi e figure” per la sua personale;
Sempre alla rocca Flea , partecipa ad una importante collettiva “ Mosaico di pace ” presentata dallo storico dell’arte Dott. Giorgio Grasso partecipa a “ Mosaico di Pace” presso Aeroporto di Perugia e poi ad Assisi .
A Piacenza presente alla mostra , “il potere dell’arte” presentata da Giorgio Grasso ,negli ambienti adiacenti alla Galleria d Arte Ricci Oddi . 
Nel 2014 partecipa al concorso “Biennale d’arte su f.b”  con circa 20.000 opere e artisti partecipanti ,nel quale risulta terzo classificato assoluto nella sezione espressionismo e 5° assoluto su ART , quotidiano di arte oneline. Accoglie con piacere l'invito del dott. Giorgio Grasso e partecipa a Milano expo 2015 contemporary Art, a Trezzo D’adda presso la centrale idroelettrica Taccani . La sua esposizione dura per tutti i 6 mesi , da maggio ad ottobre 2015; In mostra circa 1.000 opere e circa 500 artisti italiani e stranieri.
A dicembre 2015 , in un interscambio culturale Italia  Brasile , collettiva “L‘arte non conosce limite e assume molte forme”- presso la  Galleria Art Studio 38 – Milano , Mostra curata e ideata da Eugenia Harten , presentazione dott. Giorgio Grasso e Mattea Micello.
Nel 2016 ,dal 16 gennaio al 13 Marzo , esposizione con tre opere al Museo civico di Rocca Flea ,Gualdo Tadino( PG) ,nella mostra “Contemporaneamente”, Curata dalla dott.ssa Catia Monacelli direttrice del polo museale di Gualdo Tadino.                                        Alcuni primi premi : 2001 Conc. Naz.“tra secchia e panaro” (MO  )     2002 Extemporanea Villa Sorra Castelfranco Emilia (MO)      2004 Extempore  Pontecchio  Marconi (BO)      2006  Concorso Naz. extempore Guidizzolo (MN)                       2009 Concorso Naz.Biennale Rivarolo Mantovano (MN)      2010 Extempore villa fontana (BO)      2010 Extempore Breda Cisoni (MN)     2011 Extempore villa fontana (BO)     2011 Extempore Molinella (BO)     2011- Concorso Naz.Bagni di Lucca( LU)     2012 Vongola d’oro –Cupra Marittima (AP)     2013 Extempore Jolanda di Savoia (FE)      2013 Concorso Tema da studio (Bo)     2013 Concorso Naz. Poggio Rusco sez. estemporanea (MN)     2014 Estemporanea Naz. Pressana (VR)      2015:Concorso Naz. estemporanea a Montagnana (PD)

Patrizio Oca nasceu em Bolonha em 1964, onde vive, trabalha e realiza sua atividade artística. Um pintor autodidata, desde cedo, seu temperamento poético já havia encontrado uma maneira de se manifestar em outros campos da arte, como a música. Ele começou sua carreira artística participando de vários concursos nacionais pintura, conseguindo uma contínua e crescente aclamação da crítica inúmeros primeiros prémios, especialmente em concursos de pintura de paisagem feita no momento .Ele também participou de várias exposições individuais e coletivas. Suas pinturas são encontradas em fundações e ambientes públicos. Entre as quais:

Em 2012, exposição na Galeria "Wikiarte" em Bolonha, Crítica de Alberto Gross.
Em 2013, uma exposição importante no Museo Civico de Rocca Flea (PG.): Convidado pelo diretor Dott.ssa Catia Monacelli, apresenta "aldeias e figuras antigas" para seu pessoal;
Sempre Flea fortaleza, participou de uma grande exposição "Mosaico da Paz", apresentado pelo historiador de arte Dr. Giorgio Grasso participam no "Mosaico da Paz" no Aeroporto de Perugia e depois para Assis.
Em Piacenza na exposição, "o poder da arte" apresentado por Giorgio Grasso, nos quartos adjacentes à Galleria d'Arte Ricci Oddi.

Em 2014, participou do concurso "Art Biennale on f.b" com cerca de 20.000 obras e artistas participantes, em que ele foi o terceiro em geral na seção Expressionism e 5º em geral em ART, a arte on-line diariamente. Congratula-se com o convite do dr. Giorgio Grasso e participa na arte contemporânea de Milão 2015, em Trezzo D'adda, na usina hidrelétrica de Taccani. A exposição é de todos os 6 meses, de maio a outubro de 2015; No show, cerca de 1.000 obras e cerca de 500 artistas italianos e estrangeiros.
Em dezembro de 2015, em uma coletiva do II Intercâmbio cultural Itália/Brasil idealizado por Eugênia Harten, na Art Studio Gallery 38 - Milão, Exposição com a curadoria de Eugenia Harten em colaboração com os críticos de Arte Dr.  Giorgio Grasso e Mattea Micello e em 2016 participou do III Intercâmbio Cultural Itália/Brasil no Rio De Janeiro sobre a curadoria de Eugênia Harten na Galeria N1 em Búzios.

Em 2016, a partir de 16 janeiro - 13 março, a exposição com três obras para o Museu de Rocca Flea, Gualdo Tadino (PG), na exposição "Simultaneamente", editado pelo diretor Dr. Catia Monacelli do centro do museu de Gualdo Tadino. Alguns primeiros prémios:., 2001 Conc Nat 'entre o balde e Panaro "(MO) 2002 Extemporanea Villa Sorra Castelfranco Emilia (MO) 2004 extempore Pontecchio Marconi (BO) 2006 Competição Nat.. extempore Guidizzolo (MN) 2009 Competição Naz.Biennale Rivarolo Mantovano (MN) 2010 extempore fonte villa (BO) 2010 extempore Breda Cisoni (MN) 2011 extempore fonte villa (BO) 2011 extempore Molinella (BO) 2011- Competição Naz.Bagni de Lucca (LU) 2012 Golden Vongola -Cupra Marittima (AP) 2013 Extempore Jolanda di Savoia (FE) 2013 Tema de Estudo de Competição (Bo) 2013 Competição Naz. Poggio Rusco seção. extemporâneo (MN) 2014 Extemporâneo Naz. Pressana (VR) 2015: Concorso Nazionale de pintura de paisagem momentanea em Montagnana (PD)


Vincenzo Bamonte


Vincenzo Bamonte  nasceu em Milao em 20 de fevereiro de 1932, artista contemporaneo, diretor de documentarios da RAI Milano até a década de 80. Traduziu o livro Transiçao Planetària para Italiano do médium mais famoso do Brasil Divaldo Franco. Percorrendo os vários caminhos evolutivos da arte transcendental de Vincenzo Bamonte que através da sua sensibilidade mediúnica cria perspectivas de vida, muito além da“Transição planetária”

Vincenzo Bamonte è nato il 20 febbraio 1932 a Milano, artista contemporaneo, modellista, regista dei documentari della RAI Milano fino agli anni 80, ha tradutto il libro da portoghese TRANSIZIONE PLANETARIO del più famoso medium brasiliano Divaldo Franco.Percorrendo le varie strade evolutive dell'Arte trascendentale Vincenzo Bamonte con la sua sensibilità dell'anima, spirituale, crea prospettive di vita, oltre alla transizione planetaria.



Vito Legramandi

Vito Legramandi nasceu na cidade de Caravaggio, onde nasceu o grande mestre  Michelangelo Merisi, chamado "Il Caravaggio". Apaixonado pela fotografia desde a adolescência, sua primeira máquina foi a "mítica" Pentax K1000 quando tinha apenas 15 anos de idade.
A câmera fotográfica tem sido a sua companheira de viagem por muitos anos.
Participou da exposição "PERCORSI INTROSPETTIVI DELL'ANIMA" sobre curadoria da artista Eugenia Harten, em ocasião da festa do aniversário do nascimento do mestre Michelangelo Merisi na livraria "Campanile" em Caravaggio.
Esta é a primeira vez que exibiu no exterior no Brasil no prestigiado Museu Murillo La Greca em Recife, uma cidade que conheceu e visitou duas vezes.

Vito Legramandi è nato nella città di Caravaggio, dove è nato il grande maestro Michelangelo Merisi, detto "Il Caravaggio" . Appassionata di fotografia sin dalla adolescenza, la sua prima macchina è stata la "mitica" Pentax K1000 quando aveva soltanto 15 anni di età.
La macchina fotografica è stato per molti anni sua compagna di viaggio.
Ha partecipato alla mostra "PERCORSI INTROSPETTIVI DELL'ANIMA" a cura dell'artista Eugenia Harten, in occasione dell'anniversario di nascita del maestro Michelangelo Merisi presso alla Libreria "il Campanile" a Caravaggio.
Questa è la prima volta che espone all'estero, in Brasile nel prestigioso Museo Murillo La Greca a Recife, città che ha conosciuto ed ha visitato per 2 volte.



Vittoria Salati

Vittoria Salati nasceu nos Apeninos de Parma.
Vive e trabalha em Cambiago (MI). Ela entrou no ambiente artístico do qual ela estava envolvida e capturada, graças ao seu marido Giovanni Mondadori que a estimulou bastante por ser um apaixonado por arte; Neste mundo mágico, ela conheceu importantes artistas contemporâneos, que a estimularam a iniciar sua atividade artística com base em uma técnica incomum. As obras de Vittoria Salati são autodidacta, de fato, são caracterizadas por serem gravadas à mão em todos os pequenos detalhes a bordo de madeira, posteriormente pintadas com cores acrílicas, representando dialogos múltiplos, com figuras claras e bem definidas e cores fortes e decisivas. A moldura que é parte integrante da mesma tabela também é original.
A complexidade ligada à criação dessas obras torna essa técnica exclusiva, que, no contexto de suas exposições pessoais e coletivas, se encontrou com o consentimento do público, alcançando um sucesso considerável.
Atualmente, é conhecida em vários países do mundo e expõe em diversas galerias importantes.
Em parceria com o seu marido Giovanni Mondadori, Vittoria Salati conta com a colaboração na criação desses trabalhos. Na verdade, desde 2009, Giovanni Mondadori, trata da parte da gravura que é a parte mais difícil e cansativa.
Em 14 de fevereiro de 2010, a ACADEMIA ACADEMIA INTERNACIONAL "GREGO-MARINO" DO VERBANO homenageou Vittoria Salati com o título acadêmico PROF. SECÇÃO DE ARTE ACADÊMICA CORRESPONDENTE.

Desde 2005, ela vem participando de inúmeras exposições individuais e coletivas na Itália e no exterior, vários jornais e catálogos de arte contemporânea escreveram sobre ela. Participou de exposições apresentadas pelo Prof. Vittorio Sgarbi.

Vittoria Salati è Nata sull’Appennino Parmense.     
Risiede e  lavora a Cambiago (MI).    E' entrata nell'ambiente artistico da cui è rimasta coinvolta e catturata,  grazie al marito Giovanni Mondadori estimatore di arte; in questo magico mondo ha incontrato   importanti   artisti contemporanei, che l'hanno  stimolata a  iniziare quindi una sua attività artistica basata su una tecnica inusuale .Le opere  di Vittoria Salati autodidatta infatti, si caratterizzano per essere incise  a mano  in ogni più piccolo particolare su tavola di legno, successivamente dipinte con colori acrilici, rappresentando molteplici soggetti, dalle figure nitide e ben definite e dai colori forti e decisi.  Originale anche la cornice che è parte integrante della stessa tavola.
La complessità connessa alla creazione di queste  opere rende esclusiva  questa tecnica, che nell'ambito delle sue mostre personali  e collettive, ha incontrato il consenso del pubblico, ottenendo un notevole successo.
Attualmente è conosciuta in parecchi paesi al mondo ed è richiesta ad esporre in autorevoli Gallerie.
I coniugi Mondadori Salati, collaborano nella creazione di queste opere. In realtà dal 2009 il sig. Giovanni Mondadori, si occupa della parte incisoria che è la parte più difficoltosa e faticosa.
Il 14 febbraio 2010, LA ACCADEMIA INTERNAZIONALE  “ GRECI-MARINO “ ACCADEMIA DEL VERBANO ha onorato  Vittoria Salati del titolo accademico PROF. ACCADEMICA CORRISPONDENTE SEZIONE ARTE.
Dal 2005 ad oggi, ha partecipato a innumerevoli mostre personali e collettive in Italia e all’estero, parecchie testate giornalistiche e Cataloghi d’Arte contemporanea hanno scritto di lei.  Ha partecipato a mostre presentate dal Prof. Vittorio Sgarbi.  





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