Eu sou Eugenia Harten, artista plástica brasileira, idealizadora e curadora do ICIB. Esta é a III Parte da II edição da iniciativa ARTE SEM FRONTEIRAS, que foi criada no inicio da pandemia, com intuito de divulgar a arte através das principais plataformas da web, nesta edição o ICIB fez uma parceria com o grupo NAIFS BRASILEIROS do whatsaap para juntos apresentarmos a exposição CENAS DO COTIDIANO, que são obras selecionadas de artistas brasileiros com total liberdade de expressão, onde através das obras expressam com maestria a cultura popular brasileira.
Neste periodo de incertezas, de dúvidas que estamos vivenciando, devido a pandemia, a arte mais do que nunca é fundamental, é essencial para nos transportar em uma viagem ao interior da nossa alma, através das cores vibrantes, da ingenuidade e espontaneidade da Arte Primitiva, e assim, resgatarmos a emoção perdida diante de tantas perdas.
Durante o percurso iremos apreciar a EMBOLADA NO PARQUE o rei do Baião, o nosso LUIZ GONZAGA; das nossas raízes de paisagens sertanejas à Torre Eifel em Paris, representando a raíz da Arte Naif, onde o artista quiz prestar uma homenagem Henri Rosseau, que como todos nós sabemos, Rosseau foi o artista francês, precussor da Arte NAIF. Neste percurso encontraremos também a arte indígena, referências ao candomblé como DANÇA A OXUM, A VISITA DOS ORIXÁS, O Boneco voodoo do amor a cada costura uma prece, a cada espetada uma cura!
E tantas outras narrativas como a OFICINA DE COSTURA, O LADRÃO DE GALINHA, CURUPIRA, OS CANDANGOS CAIPIRAS, OS BANANAIS, A LAVOURA, O CASAMENTO MATUTO, CARNAVAL COM AS MÀSCARAS DE VENEZA, PRIMAVERA, FLORES, ANIMAIS PASSANDO PELA FAZENDA. E tudo isto nada é mais do que a Arte sendo contemplada pela beleza da cultura popular brasileira.